segunda-feira, 3 de julho de 2017

23/05/2017 - Escolas de Mistérios


1. Ensinamentos Exotéricos e Esotéricos – duas faces do mesmo ensinamento
Nem todo conhecimento espiritual é acessado por todos os homens na intensidade com a qual são oferecidos. As limitações e imperfeições da humanidade são umas das dificuldades que tornam esses conhecimentos incompreensíveis na sua totalidade; é quando os homens não estão capacitados espiritualmente para recebê-los.
Assim, há conhecimentos espirituais que são facilmente compreendidos pelas pessoas, podendo tornar-se públicos e compartilhados por uma multidão de fiéis. Outros são menos óbvios e menos compreensíveis à maioria das pessoas. Nesse último caso, esses conhecimentos são veiculados de forma mais cuidadosa, evitando-se com isso que ocorra uma interpretação indevida dos mesmos. Em decorrência disso, grande parte do ensinamento espiritual da humanidade foi desenvolvida fora do ambiente das religiões.
O termo “esotérico” diz respeito ao ensinamento que, em escolas filosóficas da antiguidade grega, era reservado aos discípulos mais instruídos, a um grupo restrito e reservado de pessoas. Eram ensinamentos compreensíveis apenas por poucos. Os conhecimentos esotéricos foram e continuam sendo guardados por discípulos nas assim chamadas “Escolas de Mistérios”. Essas escolas, presentes em todas as fases da história da Terra, tiveram como missão preservar o conhecimento espiritual para a humanidade do futuro.
O que são Escolas de Mistérios: assim chamadas por preservarem conhecimentos que a humanidade em geral consideraria estranhos à sua compreensão - onde os ensinamentos eram guardados e transmitidos aos discípulos que demonstrassem condições de conhecê-los. As verdadeiras e milenares Escolas de Mistérios têm sido, ao longo do tempo, a forma mais segura de preservar os ensinamentos espirituais mais elevados, dadas as condições evolutivas ainda precárias da humanidade como um todo.
O termo “exotérico” diz respeito ao ensinamento que é transmitido ao público em geral, sem restrição, dado o interesse generalizado que suscita e a forma acessível com que pode ser exposto.
O "exoterismo",  estuda os ensinamentos religiosos de fácil compreensão para o entendimento do povo, "os não iniciados". Suas escolas também foram criadas pelos mestres ascensos e são as oito maiores religiões do mundo, são elas: Judaísmo, Budismo, Cristianismo, Hinduísmo, Confucionismo, Islamismo, Taoísmo, e Zoroastrismo.
Estas religiões não se dedicam a ensinar ao povo seu conhecimento mais profundo, mas sim uma pequena parte de seus ensinamentos, deixando os assuntos mais complexos para seus integrantes mais dedicados.
Cada uma dessas oito religiões representa e ensina um dos oito principais raios da consciência divina.
1. Judaísmo - 1° raio, o azul, chakra da garganta - O raio da Vontade Divina, do Poder Divino.
2. Budismo - 2° raio, o amarelo ouro, chakra da Coroa  - O raio dourado da sabedoria, do entendimento, compreensão, discernimento.
3. Cristianismo - 3° raio, o rosa - chakra do coração - O raio do amor divino.
4. Hinduísmo - 4° raio, o branco, chakra da base da espinha. O raio da pureza - a purificação do nosso corpo, mente e alma, para que possamos ser o templo do Espírito Santo. 
5. Confucionismo - 5° raio- o verde esmeralda, chakra da terceira visão. O raio da Verdade que cura.
6. Islamismo - 6° raio- o púrpura e dourado, chakra do plexo solar. O raio do Ministério e Serviço.
7. Taoísmo - 7° raio- o Violeta, chakra da alma. O raio da transmutação e da liberdade da justiça e da misericórdia.
8. Zoroastrismo - 8° raio - o pêssego, chakra da câmara secreta do coração. Este é um raio intermediário, que ativa os dos cinco chakras secretos. 
O ensinamento espiritual pode ser transmitido esotérica e exotericamente. Um mesmo ensinamento pode ser transmitido a grupos restritos e ao público em geral, embora em cada caso, a forma seja variável. A Grande Fraternidade Branca, nos dias atuais, procura desacelerar a luz dos Ensinamentos que antes eram reservados a poucos, para que possa, gradualmente, ir irradiando-se para mais pessoas. Mesmo assim, considera-se que, pela sua natureza, muitos dos Ensinamentos ainda tenham caráter esotérico. No entanto, acredita-se que, no futuro, todos esses aparentes mistérios espirituais poderão estar nas mãos de milhares e milhares de pessoas.

2. Grande Fraternidade Branca
É a fraternidade hierárquica celestial, composta por seres etéreos de muita Luz, unidos ao UM (Espírito de Deus vivente) à Elohim, Arcanjos,  Anjos, Santos, Sábios Mestres Ascensos que são Filhos e filhas de Deus,  de todas as eras, de todas as nações, raças, culturas e religiões, os quais, tendo alcançado a perfeição, ascencionaram. Também fazem parte da GFB os chelas dos Mestres Ascensos que não atingiram a ascensão mas que ajudam na evolução das almas da Terra para que elas encontrem a Luz.
A Grande Fraternidade Branca procura auxiliar a humanidade por meio de:
  • emissários, que atuam nas várias áreas do conhecimento da humanidade;
  • profetas e mensageiros ungidos (Samuel, Jeremias, Ezequiel, Isaías, entre outros);
  • mestres que trouxeram as mensagens que deram origem às diversas religiões (Buda, Jesus, Zarathustra, Maomé, entre outros);
  • mestres responsáveis por diferentes Eras (Abraão, Moisés, Jesus, Saint Germain).
A Grande Fraternidade Branca tem também uma vertente externa, no meio dos homens, formada por pessoas de grande valor que encontram-se encarnadas e que a representam ou trabalham para ela.
O objetivo desta fraternidade é manter acesa a chama da sabedoria, do amor e do poder de Deus na Terra, a Chama Trina, e ensinar ao discípulo os ensinamentos esotéricos dos Mestres Ascensos, um estudo sério sobre os mistérios do nosso planeta e do universo que nos cerca. Esta é a hora destes ensinamentos serem compreendidos por muitos, a grande hora do conhecimento quando muitos estão preparados para recebê-lo.

3. MENSAGEIROS  
Mensageiros da Grande Fraternidade Branca - pessoas escolhidas, preparadas e ungidas (consagradas) para realizarem a missão especial de serem intermediárias entre os Mestres Ascensos e os homens.
Embora sempre existam homens santos e altamente evoluídos, em cada época a Grande Fraternidade Branca escolhe entre eles um mensageiro para que a represente entre os homens, segundo a mesma estirpe dos Profetas do Antigo Testamento. Os ensinamentos são então transmitidos ao Mensageiro através do Espírito Santo, semelhantemente ao que acontecia nos tempos bíblicos, quando a consciência do Mensageiro eleva-se, de forma a penetrar no reino celestial e acessar a mensagem que deve ser transmitida. Além de transmitir ensinamentos, o Mensageiro atua em níveis internos, estabelecendo o contato entre o discípulo e os Mestres Ascensos. Por meio dessa ligação interior, aqueles que alcançaram as condições para isso tem mais facilidade para acessar o ensinamento e compreendê-lo.
Reconhecemos Mark Prophet e Elizabeth Clare Prophet como os mais recentes mensageiros da Grande Fraternidade Branca, a quem os Mestres Ascensos transmitiram oficialmente os ensinamentos espirituais para nortear a humanidade durante o próximo ciclo de dois mil anos (Era de Aquário).
A Grande Fraternidade Branca é universal, uma entidade cósmica que não pertence a nenhuma escola, mas, fundou, através dos Mestres Ascensos, as escolas de mistério atuais e mais conhecidas, que servem o propósito divino de expansão dos ensinamentos, são elas:  
  •  A Escola de Teosofia do final do século XIX,
  • A Agni Yoga,
  • O Movimento EU SOU,
  • A Ponte para a Liberdade e
  • A Summit Lighthouse.
As escolas dos mestres foram fundadas por seus mensageiros escolhidos, cada um deles, em épocas diferentes. Esses mensageiros, não mais estão à frente dessas escolas, assim, o que nos resta, neste momento, é estudar os ensinamentos liberados para a humanidade, através dos mensageiros em suas escolas.
As escolas da Grande Fraternidade Branca são o local certo para tirar todas as dúvidas, por que podemos enxergar em todas as direções e servir-nos de todos os ensinamentos em uma única fonte, estudando todas as 12 qualidades da mente de Deus: 
  • O Poder Divino, 
  • O Amor Divino, 
  • A Mestria Divina, 
  • O Controle Divino, 
  • A Obediência Divina, 
  • A Sabedoria Divina, 
  • A Harmonia Divina, 
  • A Gratidão Divina, 
  • A Justiça Divina, 
  • A Realidade Divina, 
  • A Visão Divina 
  • A Vitória Divina.
Fonte: site EU SOU LUZ / Instituto Aura Mater

Nenhum comentário:

Postar um comentário