quarta-feira, 6 de setembro de 2017

05/09/2017 - Os 7 Sacramentos



A palavra batizado vem do grego "baptizo". O batismo era religiosamente praticado nas cerimônias dentro das pirâmides, onde vemos até hoje as pias batismais em forma de sarcófago.
O batismo é um ritual sagrado utilizado por várias religiões e seitas, onde se purifica o indivíduo para iniciá-lo naquela religião.
Na Índia, a muitos séculos, o batismo é celebrado nas cerimônias de iniciação nos locais sagrados, ritual idêntico ao estabelecido posteriormente por João Batista.
O Batismo é o nascimento. O início. No Batismo, a Igreja reunida celebra essa experiência de sermos dependentes, filhos de Deus. Pelo Batismo, participamos da vida de Cristo.
Os mestres ascensos ensinam que a criança que acaba de nascer, deve ser apresentada no altar, onde o pai ou seu representante legal, eleva a criança em frente da imagem da divina Presença EU SOU.
Quando não temos uma igreja e vários fiéis para uma congregação, podemos fazer a apresentação e o batismo, em família e junto com os padrinhos, mas sempre junto a um altar consagrado a Deus.
Os padrinhos são os pais espirituais, que na falta dos pais físicos, responsabilizar-se-ão pela educação espiritual do afilhado.
Mas não podemos falar sobre batizado, sem falar também nos sete sacramentos.
A sabedoria antiga das tradições espirituais do mundo ensina sobre a existência de sete níveis do ser e sete centros de troca de energia entre o mundo espiritual e o mundo físico.
Sete são os sacramentos no Cristianismo e sete são também os chakras no Hinduísmo e no Budismo - todos esses são modos diferentes de descrever a forma de alcançar os níveis mais elevados da consciência espiritual para acelerar o fluxo de energia do espírito para a matéria, do céu para a terra, do interior para o exterior.
O batizado é o primeiro dos sete sacramentos ensinados pelo nosso amado mestre Jesus. Estes sacramentos não são invenção da igreja, mas foram sim, ensinados por Jesus:  “Eis que eu vos dou um novo mandamento, disse Jesus: amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” (Jo 13,34).
Amar é o mesmo que servir, doar: servir a vida, a salvação, a paz, a eternidade, a felicidade...; servir daquilo que temos, somos e vivemos... servir a graça em toda a sua plenitude; servir a satisfação, a realização, a santificação.
Para São João, amar é dar a devida obediência aos santos mandamentos da Lei de Deus, e isso é sinônimo de plena comunhão com a vontade divina e constitui a nossa verdadeira liberdade pois, ser livre é escolher manifestar o Bem, o Bom e o Belo, e isso é manifestar Deus, isso é manifestar a vida.
E ninguém ama a Deus se não souber doar-se e se não guardar os Seus Mandamentos. Os Sete Sacramentos da Igreja são essa expressão doadora de Deus, manifestadas através do Cristo.
A palavra Sacramento vem da junção das palavras sacro+mento, Sacro significa “sagrado” ou “aquele que é digno de respeito ou veneração”, e ainda, é uma palavra que indica a região do osso sacro, este osso está localizado na coluna vertebral, exatamente, onde se encontra o chakra da mãe divina, o chakra da base, um dos três chakras mais sagrados que possuímos.
E “Mento”, é uma palavra que indica ação ou efeito. Assim, sacramento significa colocar o sagrado em ação, em palavras.
Digamos, colocar a mão na massa, partir da teoria para a ação.
Assim sendo, todo aquele que busca o caminho do sacramento, precisa entender que este é o caminho da espiritualidade prática e ativa, onde o mundo espiritual passa a fazer parte das coisas do dia a dia, onde os amigos passam a ser aqueles que buscam este mesmo caminho.
Este é um momento de comunhão entre o pai da criança e a Presença de Deus. Onde o pai que acaba de receber a criança, vinda de Deus, mostra a este mesmo Deus, sua pré-disposição em educar esta criança para o retorno à espiritualidade, trazendo-a para sua igreja, ou grupo de estudos espirituais.
Depois de apresentar-se junto com a criança perante Deus, o pai se volta para a congregação e apresenta a criança para os fiéis de sua igreja ou colegas de estudo espiritual.

E quais são os sete sacramentos? 
  • Batismo,
  • Comunhão,
  • Confirmação ou Crisma,
  • Penitência ou Confissão,
  • Ungir de doentes ou Extrema-unção,
  • Matrimonio ou Magistério e Sacerdócio, e
  • Santa Ordem ou Hierarquia.
Vamos ler alguns trechos onde os sacramentos são citados na bíblia:

1 - O Batismo:
“Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Ide, pois; e ensinem a todas as nações, batizando em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. (Mt 28).

2 – A Eucaristia:
“Durante a refeição, Jesus tomou o pão e, depois de ter pronunciado a benção, ele o partiu; depois, dando-o aos discípulos, disse: “Tomai, comei, isto é o meu corpo”. A seguir, tomou uma taça e, depois de ter dado graças, deu-a a eles, dizendo: “Bebei dela todos, pois isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, derramado em prol da multidão, para o perdão dos pecados””. (Mt 26:26-28).

3 – A Confirmação/ Crisma: 
“E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam. E eram ao todo uns doze homens. Paulo, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, discutindo e persuadindo acerca do reino de Deus.” (At 19,1-8).

4 – A Penitência:
“Então Jesus lhes disse de novo: “A paz esteja convosco. Assim como o Pai me enviou, assim também eu vos envio”. Tendo assim falado, soprou sobre eles e lhes disse: ”Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados. A quem mantiverdes os pecados, ser-lhes-ão mantidos”. (Jo 20,21-23).


5 – A Unção dos Enfermos:
“Jesus chama os Doze. E começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes autoridade sobre os espíritos impuros. Eles partiram e proclamaram que era preciso converter-se. Expulsavam muitos demônios, faziam unções com óleo em muitos doentes e os curavam”. (Mc 6.13).

6 – O Matrimônio:“Por esta causa deixará o homem, seu pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne. Assim sendo, eles não são mais dois, mas sim uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem” (Mt 19:5,6).


7 – A Ordem: “Jesus sobe à montanha e chama aqueles que Ele queria. “Com efeito, há eunucos que nasceram assim do seio materno; há eunucos que foram feitos pelos homens; e há os que se tornaram eunucos por amor e benefício ao Reino dos céus. Quem puder compreender compreenda’”. (Mc 3,13a ; Mt 19,12).



Estes sete sacramentos correspondem aos sete principais raios de Deus. 

O retorno a Deus é um caminho a ser realizado através de iniciações nos sete sacramentos.


Estes sete sacramentos ocorrem pela vida toda, dia a dia cumprindo a lei dos sete raios, os sete sacramentos, os sete chakras.Vamos entender os sete sacramentos agora, em uma visão mais elevada, dentro dos ensinamentos dos Mestres Ascensos:

1 - O Batismo – 1º Raio - Azul - El Morya

O batismo é uma iniciação na espiritualidade, que ocorre no primeiro raio, o raio azul do chakra da garganta

É necessário tomar a decisão de seguir o caminho correto, o caminho de volta ao lar divino. Esta é a escalada da montanha e o primeiro raio é o raio da iniciação, o raio do impulso para a ação.

Este é o batismo com a água, comumente feito quando o indivíduo ainda é um bebê, mas pode ser realizado a qualquer tempo, onde uma pessoa já iniciada inicia o outro na espiritualidade. A água utilizada no batismo é apenas um símbolo de purificação de pecados, uma vez que a alma a ser batizada, busca a purificação do Fogo Sagrado, para conquistar a iluminação.

Este é um momento de purificação e de entrega, onde aquele a ser batizado, se entrega para a espiritualidade, conscientemente, arrependido de ser um pecador e decidido evoluir espiritualmente.

No caso do bebê, ou no caso de ser uma criança com menos de doze anos, a entrega consciente é feita pelo pai da criança. Isto indica a pré-disposição do pai em educar a criança para a espiritualidade, ou seja, o simples fato de ser uma criança batizada, não a protege de nada, como pensam alguns, mas o que importa é a educação espiritual que a criança vai receber em seu crescimento, dia a dia. Convidar o amigo dos churrascos de final de semana para esta missão
, é uma má ideia...

O pai do bebê ou individuo a ser batizado, deve escolher um mestre, já Ascenso na luz, para ser o tutor, o guardião da sua alma, no caminho de volta a Deus.

Este nome passa a ser o nome do meio do indivíduo. Por exemplo: João da Silva vai batizar-se, ele escolhe o nome do mestre Jesus para ser seu tutor, então seu nome passa a ser “João Jesus da Silva”. Este é seu nome espiritual até que possa receber seu verdadeiro nome, aquele nome que é conhecido apenas pelo EU SOU O QUE EU SOU.

A mensageira Elizabeth Clare Prophet faz o batismo com água e pétalas de rosas. A rosa simboliza a alma e a água é para a sua purificação.

O indivíduo caminha até a pessoa que está fazendo o batismo e diz: quero ser batizado com o nome de João Jesus da Silva. 
O responsável pelo batismo, então, pega as pétalas de rosas, molhadas na água, e coloca sobre a cabeça do indivíduo, e diz: Eu te batizo em nome do Pai, da Mãe, do Filho e do Espírito Santo.

A mensageira Elizabeth Clare Prophet fazia batismos para milhares de pessoas. Quando o número de pessoas é menor, a pessoa que está batizando, pode fazer invocações mais específicas aos Elohim, para que purifiquem a pessoa que está recebendo o batismo, até mesmo, se achar necessário, utilizar a espada (para libertar a pessoa de entidades).

O batismo, então, é a porta de entrada para os sete sacramentos que Jesus nos ensinou. É uma purificação espiritual e um início de tutela de um Mestre Ascenso.


2 - A Sagrada Comunhão ou Eucaristia – 2º raio - Amarelo - Mestre Lanto

A
Eucaristia é o ritual onde o chela entra em comunhão com Deus e os mestres Ascensos no segundo raio, o raio amarelo do chakra da coroa. Este é o raio do estudo e da troca de conhecimento.

Sabemos que o Senhor Deus ensina um pouco a cada um de nós e que só a união traz o ensinamento completo necessário. Cada um tem a sua participação. É o 2º raio amarelo da sabedoria que realmente nos mostra a necessidade de união.

Deus é representado pelo chakra da coroa e é unindo sua mente à mente de Deus, que você poderá encontrar o caminho da unidade e poderá então, afirmar que: Somos todos UM, na mente do Senhor Deus.

A Sagrada Comunhão é muito mais do que receber a hóstia e o vinho. A sagrada comunhão ocorre quando o indivíduo recebe o ensinamento para espiritualizar-se.

Comungar na espiritualidade é estar em comunhão com aqueles que estão ensinando o caminho e com os que estão buscando estudar os ensinamentos dos mestres Ascensos.

Unir-se para falar sobre Deus altíssimo e sobre tudo aquilo que eleve a consciência para que a alma possa chegar mais perto de Deus.

Quando abençoamos a hóstia e o vinho (utilizamos o pão e o suco de uva), como a carne e o sangue de Cristo, estamos ao ingerir, trazendo o Santo Cristo Pessoal para dentro de nós, fisicamente. É uma maneira de aumentar o poder do Cristo em nossas consciências (para entender melhor isto, confira o 5º sacramento.)

Lembrem-se do que Jesus disse, em Mateus 26:28:


“Bebei do sangue do novo testamento”, e não são todas as bíblias que dizem assim. A bíblia aprovada pelos mestres, a versão King James, diz claramente. E o novo testamento é o novo ensinamento, faz parte da revelação progressiva de Deus.

O novo Testamento traz um novo saber, um novo conhecimento. Quando nos unimos para falar de Deus e de Sua Glória, então nós acendemos o chakra da Coroa em nosso ser, e elevamos a energia do chakra da base até o chakra da coroa.

A comunhão com o pão e o suco de uva, aumenta a nossa capacidade de compreender os ensinamentos dos amados mestres.




3 - A Confirmação ou Crisma – 3º raio -
Rosa - Paulo Veneziano

A Crisma trabalha o terceiro raio, o raio rosa do chakra do coração. O chakra do coração é o elo entre o céu e a terra e também entre cada um dos irmãos encarnados na Terra.

A confirmação acontece quando a pessoa confirma o desejo pela espiritualidade.

Primeiro o indivíduo é iniciado no batismo, depois ele estuda na eucaristia e, agora, na crisma, ele confirma que é isso mesmo o que ele almejava, o encontro com a luz em seu coração.
Isso só ocorre quando o indivíduo percebe em sua vida junto à comunidade espiritual, a presença do Espírito Santo em seu meio. Ele já sabe que o Espírito Santo é atuante e que somos instrumentos da luz, para levar a palavra de Deus.

Ele já invocou a luz para solucionar os problemas em sua vida e foi atendido. 

Ele já começou a construir a sua fé, que aumenta todos os dias.

No caso da criança que foi batizada por seus pais e educada na espiritualidade, depois dos 9 anos, ela deve intensificar seus estudos na espiritualidade, e a crisma deve ocorrer depois dos 12 anos, quando ela passa a ser responsável por seu livre arbítrio.
No caso do adulto batizado, ele deve passar pelo menos 03 anos estudando os ensinamentos, para que possa confirmar sua vontade.

Assim, vemos que a confirmação atuando no coração, é uma via de duas mãos, assim com este chakra, é tanto alfa quanto Ômega.

Esta confirmação é interior e exterior. Tanto o indivíduo começa a reconhecer a presença do Espírito Santo, quanto ele precisa confirmar isso ao grupo.

Ele confirma sua vontade de permanecer.



4 - A Penitência é a Salvação – 4º raio - Branco - Seraphis Bey

A Penitência é a confissão no quarto raio, o raio branco do chakra da base da espinha.

A salvação ocorre com a purificação e a purificação é uma das qualidades deste chakra que é o chakra da Mãe divina.

O branco cristalino deste chakra representa a base de todas as cores e é por esta razão que ele tem o poder de corrigir e purificar todos os chakras. O branco cristalino traz em si, o prisma do arco-íris.

A Penitência é um sacrifício de buscar o isolamento do mundo mundano e dos pecados (atos impuros aos olhos de Deus), e ainda, a busca incansável pela purificação.

Depois de entrar em contato com o Espírito Santo no terceiro sacramento, o indivíduo começa a perceber suas imperfeições, então ele pede auxílio para a purificação, para pesar menos e encontrar a libertação de sua alma.

A purificação acontece com a entrega à Deus, através da confissão feita em oração, pedindo a ação do Fogo Sagrado para transmutar as energias mal qualificadas.
Isso ocorre por vários anos, passo a passo, dia a dia, camada por camada.

É necessário passar pelo menos por um ciclo completo de doze anos, para poder purificar todas as doze casas da hierarquia cósmica. Como uma passagem apenas não é o suficiente, aproveitamos a cada volta no Relógio Cósmico da Vida, para nos elevarmos na consciência divina de cada uma das hierarquias.

O ensinamento do Ciclo do Relógio Cósmico, mostra ao estudante, quais são as energias negativas que precisam ser consumidas a cada ano, e ainda, quais as qualidades que precisam ser conquistadas, trabalhadas, estudadas, praticadas diariamente.

Assim, o indivíduo pode reconhecer as suas imperfeições e fraquezas, sabendo onde precisa de ajuda espiritual para continuar a evoluir na luz.

Quando nos livramos de um defeito, enxergamos outro, até encontrarmos o sol da ascensão.

Também faz parte deste sacramento, o serviço de purificação do planeta e o pedido de intercessão divina na vida de tudo e de todos ao nosso redor.

Compreendemos a necessidade de trabalhar diariamente invocando a Deus e toda a hierarquia divina para que atuem através da luz e poder do Espírito Santo, transformando todas as coisas, para que sejam aceitas aos olhos do Pai.

Este é o ponto onde entendemos que deixamos aquele “eu inferior”, o nosso ego, e passamos a ser “Um por Todos e Todos por Um”, unidos ao grande EU SOU O QUE EU SOU.

Compreendemos a necessidade de ajudarmo-nos mutuamente, tanto a serviço da hierarquia acima de nós, quanto na salvação das almas que estão abaixo de nós e, ainda, com relação aos irmãos na senda.



5 - Ungir Doentes ou Extrema-Unção – 5º raio - Verde -
Hilarion

A Unção no quinto raio, o raio verde do chakra da 3ª visão. Este chakra é a chave para a porta do corpo causal, que é o nosso banco no céu. Com ele, damos forma ao nosso desejo de manifestar a perfeição de tudo o que é bom e belo e, acima de tudo, trazemos o bem e a cura para todos.

A unção mostra o quanto o poder de cura está ligado a administrarmos uma essência física.

Seja um óleo, uma água, e até uma pílula com uma oração escrita em um papel, como foi o caso de muitas curas realizadas pelo nosso santo brasileiro, o Frei Galvão.

Podemos ministrar até mesmo somente as nossas mãos, sem óleo algum. Ou o pão e o suco de uva, como ensinamos na Sagrada Comunhão.

Este Sacramento não está ligado apenas à cura física, mas também à cura dos olhos espirituais. Ajudar o outro a enxergar o caminho e ajudar o outro a curar a si próprio; física, emocional, mental e espiritualmente.

Isto mostra que um dos sete sacramentos é ajudar o outro, o irmão, aquele que está ao seu lado, ajudar seu irmão a seguir no caminho na luz, assim como você já está seguindo.

Mas reparem que este Sacramento é apenas a quinta etapa, por isso sempre dizemos: ajudem a si mesmos para que possam ficar fortes e então possam ajudar os outros.

Muitos mostram muita preocupação com o outro, enquanto ainda não estão fortes o suficiente para ajudar, sem que caiam com o outro, deixando de evoluir então na luz... Não podemos dar aquilo que ainda não possuímos...




6 - O Matrimonio ou Magistério e Sacerdócio – 6º raio - 
Mestra Nada

O Matrimônio o sexto raio, o raio roxo e dourado do chakra do plexo solar

Este é o chakra do serviço ao próximo e está intimamente relacionado ao amor. Amar é servir a luz da perfeição divina com pedidos de intercessão divina na vida de nossos irmãos.

O casamento é a união para a formação da família. Para dar continuidade à plataforma da vida, a vida na Terra. Servir na vida em família, na posição de Pai e Mãe é um grande passo em direção à evolução espiritual, é quando representamos Deus Pai-Mãe divinos, na educação das novas almas que acabam de nascer.

Não existe família sem filhos. Família se constrói com filhos. É necessário pelo menos um filho, mas o ideal são pelo menos dois, para dar continuidade à espécie, cada filho é a reposição de um dos dois do casal.

O serviço à hierarquia também entra neste Sacramento. Este momento é quando nós passamos de meros estudantes para servir junto à igreja / grupo religioso / escola esotérica, levando o ensinamento aos nossos irmãos, trabalhando junto e ou liderando grupos de orações e estudos espirituais.

Quando nos tornamos Pais e Mães daqueles que estão órfãos de espiritualidade. Aqueles que não tiveram a benção de ter um pai ou uma mãe que lhes batizassem e acompanhassem na evolução espiritual.

Também servem neste Sacramento as pessoas que decidiram não se casar para ter filhos, mas como educadores nas escolas e ou religiões / grupos religiosos, e ainda, as pessoas que adotam as crianças sem pais ou trabalham com orfanatos, educando as crianças



7 – A Santa Ordem ou Hierarquia Divina – 7º raio - Saint Germain

A Hierarquia no sétimo raio, o raio violeta do chakra do acento da Alma. É extremamente importante que a alma ame a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesma.

O pedido de julgamento e intercessão divina é uma grande demonstração de amor ao próximo. Só a intercessão divina pode libertar as almas que estão subjugadas pelo mal.

Vou explicar a vocês agora, o texto bíblico que li sobre este Sacramento, onde “Jesus sobe à montanha e chama aqueles que Ele queria. E diz: Com efeito, há eunucos que nasceram assim do seio materno; há eunucos que foram feitos pelos homens; e há os que se tornaram eunucos por amor e benefício ao Reino dos céus. Quem puder compreender compreenda”.

Eunuco é o homem castrado. Jesus sobe a montanha e afirma que existem três tipos de eunucos, ou seja, três tipos de homens castrados ou, que não tem relações sexuais.

Há eunucos que nasceram assim do seio materno. - Neste caso Jesus se refere a homens que não precisam de sexo, que não tem interesse sexual.

Há eunucos que foram feitos pelos homens. - Neste caso Jesus está se referindo a homens que foram castrados para serem guardiões de haréns de mulheres.

Há os que se tornaram eunucos por amor e benefício ao Reino dos céus. - Neste caso Jesus se refere aos que se decidiram pelo celibato, não são castrados, mas sim celibatários.

E termina Jesus dizendo: Quem puder compreender compreenda. - Isso quer dizer que aquele que está na hora de seguir o celibatarismo, que o siga.

E acima de tudo, Jesus da esta mensagem no topo de uma montanha, para deixar bem claro que o caminho da iluminação do chakra da coroa, é o celibatarismo.

Agora, vejam que este é o sétimo raio, o sétimo Sacramento. Esta é a hora onde nós somos todos esperados. Deus espera que, casado ou não, um dia, todos cheguem a este estado.
Depois de ter seus filhos, e na hora em que o casal estiver preparado, eles devem buscar este caminho, em comum acordo. Pois agora não são mais duas pessoas, e sim uma.

O Sacramento da santa ordem ou hierarquia divina, mostra também a importância da hierarquia superior de Luz. O indivíduo reconhece e aceita a necessidade de respeitar a hierarquia e que necessita de direcionamento superior.

Cego não pode guiar cego. O indivíduo precisa encontrar-se com seu guia espiritual, o santo Eu Superior.

E mais, é através da Hierarquia Superior; os Elohim e os Mestres Ascensos, que conseguimos comandar as forças hierárquicas mais próximas de nós, para a transmutação e purificação do planeta; que são os arcanjos, os anjos e os elementais do fogo, do ar, da água e da terra.



8 - O Batismo com o Fogo, a Iniciação dos 5 Raios Secretos – 8º Raio 
O oitavo Sacramento ocorre quando o indivíduo passa a ser a casa do Espírito Santo. Quando está tão purificado que o corpo não é mais a casa de vários espíritos, mas apenas de UM, o Espírito Santo de Deus.

E isso ocorre quando o indivíduo recebe o Pai, o Filho e a Mãe divina em seu coração. Quando o indivíduo se ilumina a ponto de ver Deus em cada ser vivente sobre a terra. Quando pode estar onde estiver, e sua atenção está na mente de Deus.

De espiral em espiral, cada um destes pontos da eucaristia renovam o contato com o divino, a união com Deus Onipotente torna-se mais intima em cada uma das doze casas do Ciclo do Relógio Cósmico.


Fonte: Paulo R. Simões - Grupo de Estudos Virtual EuSouLuz

Nenhum comentário:

Postar um comentário